• Estamos a migrar e actualizar os conteúdos do Portal Verbo Jurídico para uma plataforma de conteúdos, mais dinâmica, intuitiva, incluindo novas classificações e secções.







  • O projecto visa a criação de um acervo completamente remodelado de jurisprudência, doutrina, legislação, teses, elementos informativos e interactivos com o utilizador.
    Agradecemos a sua colaboração!

  • Conteúdos anteriores?
    A anterior plataforma continua acessível e irá sendo paulatinamente substituída pela presente gestão de conteúdos.
    No entanto, a substituição total prevê-se demorada, atento o elevado número documentos (mais de 44.000) em conversão e actualização.

    Prima nesta ligação para aceder aos conteúdos anteriores. 

  • Receba as atualizações do Verbo Jurídico na sua página do Facebook:

Início Apresentação

Verbo Jurídico } História

Criação
O Verbo Jurídico nasceu como uma pequena página jurídica em 15 de Maio de 1997.
Inicialmente, com apenas alguns rudimentos, procurou-se melhorá-la temática e graficamente, de forma a satisfazer o universo jurídico lusófono.

Na altura (quase nos primórdios da Internet em Portugal), falar a juristas de internet e de sítios jurídicos era quase uma utopia. Eram poucos os sites jurídicos portugueses, quase todos institucionais, e na sua generalidade, promovidos e geridos pelas mesmas pessoas. O Verbo Jurídico nasceu, assim, como uma tentativa de aproximar os juristas e os cidadãos ao direito "em linha" de um ponto de vista não institucional e, por conseguinte, depurado de eventuais condicionalismos relativamente aos quais as instituições, pela sua natureza, estão comprometidas.

O projecto, reconhecemos, era ambicioso, mas ultrapassou em todas as medidas as expectactivas que inicialmente constituíam o nosso horizonte de intervenção. O sucesso do projecto resultou, assim, como primeira causa, à adesão excepcional de profissionais ciberjuristas - juizes, magistrados do ministério público, advogados, solicitadores, notários, conservadores, assim como de agentes das forças de segurança, jornalistas, estudantes e cidadãos em geral. As críticas, sugestões e contributos, incluindo elementos para publicação, que todos têm dado a este projecto, fez crescer o Verbo Jurídico, fazendo-o aparecer nos principais apontadores do horizonte jurídico lusófono, assim como sendo objecto de notícia e de destaque em alguns órgãos de comunicação social nacionais.


Upgrade
Com o crescimento do sítio, do número de visitas, da informação disponibilizada, era premente salvaguardá-lo de eventuais tentativas de violação dos direitos de propriedade intelectual associados ao trabalho e aos estudos publicados no Verbo Jurídico.

Por outro lado, como é do conhecimento geral, a Internet não se compadece com páginas que não mostrem vivacidade e que não mostrem receptivas às oportunidades e ao desenvolvimento tecnológico.
Por isso, avançamos com o projecto para o registo de um domínio próprio, autónomo e independente, bem como para o registo de marca, que permite assegurar aos colaboradores, a certeza que os seus direitos de propriedade intelectual estão salvaguardados no âmbito do próprio sítio. 


Objecto

Conforme a apresentação inicial de 15 de Maio de 1997, esta não é nem pretende ser uma página oficial de legislação, jurisprudência e doutrina. Cabe aos sítios institucionais promover essa dimensão. Contudo, não podemos deixar de expressar nela a legislação, jurisprudência e doutrina que consideramos relevante para o conhecimento de todos os juristas, sobretudo a que tenha maior actualidade. Essa continuará a ser a pedra de toque da nossa selecção. Na verdade, o mundo do Direito, reconhecidamente diversificado, a que não é alheio a contínua observação pelos fenómenos que nos rodeiam, é uma área da vida em relação à qual não podemos deixar de estar vinculados desde o primeiro fôlego da vida.


O horizonte

Reconhecendo a singeleza desta página, o nosso propósito mantém-se: pôr à disposição dos Juristas e de todos os que navegam na Internet, elementos recolhidos e compilados ao longo de alguns anos e os que vão sendo utilizados quotidianamente. Mas esta página só faz sentido com a visita e a colaboração de todos.  Todas as sugestões, comentários e críticas são bem-vindas, visando a melhoria paulatina deste espaço e uma maior abrangência dos seus beneficiários.

Conteúdos Relacionados:
» Apresentação
» Cooperação e regras de publicação
» Direitos de autor e de reprodução

 



Registo Gráfico

vj 1997

Banner do Verbo Jurídico em 1997

 

vj 1998

Banner do Verbo Jurídico em 1998


vj 1999
A página em 1999 (alojada inicialmente no endereço terravista.pt/Bilene/1557)



vj 2000
A mudança operada em 15-05-2000, com nome de domínio próprio

 

vj 2001

Modelo de Página de entrada do Verbo Jurídico entre 2000 e 2002



vj 2003

Modelo de Página de entrada do Verbo Jurídico entre Maio de 2002 e Maio de 2003


vj 2003manutencao
Anúncio de alteração gráfica a partir do 6.º aniversário


vj 2003b
Modelo da Página de entrada a partir de Maio de 2003


vj 2012
Modelo da página de entrada entre 2009 a 2012


vj 2013

Modelo da Página de entrada a partir de Fevereiro de 2013





 
Joomla template by ByJoomla.com